domingo, 23 de fevereiro de 2020

Carnaval: Análise Série A (sábado)

Acadêmicos do Sossego: Parabéns
Enredo: "Os Tambores de Olokun"

Enredo difícil, samba um pouco confuso. Nego, irmão de Neguinho da Beija-Flor, ajudou muito a amenizar as dificuldades. A escola fez a mistura da África com Pernambuco, através do Maracatu. Apesar de problemas principalmente na harmonia, que correu no meio do desfile e depois atrasou no fim, a escola veio muito bem. Ótimas fantasias, muito bom acabamento. Comissão de frente muito boa também. A escola caprichou nas esculturas das alegorias. Excelentes carros. A prefeitura de Niterói investiu 1 milhão de reais na escola, que soube usar muito bem os recursos. Grata surpresa.

Inocentes de Belford Roxo: Bela Homenagem
Enredo: Marta

Enredo fácil, né? A escola contou a história da maior jogadora de futebol da história. Fantasias bonitas, bom acabamento. A escola investiu muito no primeiro carro. Um carro gigante (o maior até o momento) muitas luzes, ótimas esculturas. Os outros 2 carros bons, mas níveis abaixo do primeiro. Marta veio no último carro e como toda homenageada, a emoção foi visível. O samba podia ter sido melhor. Não empolgou. Mas no geral, a escola foi bem. Soluções ótimas para a crise financeira.



Unidos de Bangu: Ótimo samba. Ótima bateria. Ótimo carro de som
Enredo: "Memórias de um griô: A diáspora africana numa idade nada moderna e muito menos contemporânea"

Enrendo difícil, mas a escola trouxe muitas referências africanas nas fantasias, musas, carros e comissão de frente. Foi clara a preocupação com as fantasias das alas. Fato que não se repetiu com as alegorias. Carros com poucas esculturas e as que tinham foram bem simples. O acabamento dos carros muito simples, sem impacto. Evidenciando a falta de recursos. O carro principal, com mais investimento, teve problemas na iluminação e passou apagado por toda a avenida; O grande destaque ficou para a bateria e o carro de som. Pela primeira vez até agora, ficou clara a mudança de andamento da bateria para ajudar o samba que já era muito bom. A bateria não entrou no recuo e a escola acelerou claramente no fim do desfile, o que prejudicou a evolução. Foi um bom desfile e mais uma escola que deixa claro que a falta de recursos atrapalhou seu carnaval.

Acadêmicos de Santa Cruz: Excelente desfile
Enredo: “Santa Cruz de Barbalha, Um Conto Popular no Cariri Cearense”

Ótimo samba. Da comissão de frente ao tripé que encerrou o desfile, muita criatividade, ótima soluções nas fantasias. Alegorias muito bem feitas. Esculturas, acabamentos, iluminação em todos os carros e pela primeira vez na Série A, vimos o neon em uma alegoria. Certamente o orçamento foi maior que o da maioria das escolas. O enredo foi facilmente percebido por todas as alas. Misturou muito bem os elementos do sertão do Cariri como a cana de açúcar, os adereços das festas juninas, Santo Antônio, Lampião, com o verde da escola, sempre presente. Um desfile impecável. Até agora, a melhor da Série A, na minha opinião. Estará entre os primeiros lugares. Teve um problema na entrada do terceiro carro, o que pode prejudicar notas de evolução no primeiro jurado.



Imperatriz Leopoldinense: Gigante
Enredo: "O Teu Cabelo Não Nega (Só Dá Lalá)"

Reeditando o enredo do carnaval de 1981, a Imperatriz cumpriu seu papel de escola gigante. Fez um desfile muito acima das outras. Fantasias exuberantes, sobretudo os casais de mestre-sala e porta-bandeira, mas todas as alas muito bem acabadas, maquiagens, adereços, alegorias muito grandes e bem feitas. O samba conhecido, carro de som prefeito, a Imperatriz não perde o título, mesmo sem ver as que faltam. A diferença é enorme para as outras escolas. O regulamento é cruel fazendo subir apenas uma escola. Quando acontece de cair uma gigante como a Imperatriz, as outras quase não têm chance. Chega a ser covardia.



Unidos de Padre Miguel: Luxo
Enredo: "Ginga"

O enredo contou a história da capoeira. A leitura do enredo na avenida não foi fácil. Com as explicações dos locutores e comentaristas, fez sentido. Carros enormes, com muita luz e bom acabamento. Fantasias luxuosas e muito capricho. Há anos a escola faz grandes carnavais com vários vices campeonatos e terceiros lugares. Vem se destacando nesta década. O samba não ajudou muito. Bateria acelerada, deu um bom ritmo ao desfile. Vi algumas falhas em alguns carros provocadas talvez pela chuva ou por alguma batida. Algumas esculturas com bocas quebradas, por exemplo. No geral foi um desfile luxuoso, bonito, mas com um samba que não ajudou e algumas falhas, principalmente nas alegorias.

Império da Tijuca:
Enredo: "Quimeras de um eterno aprendiz"

Trouxe a cultura em seu enredo. A educação vencendo as quimeras representadas por monstros mitológicos. Carros simples, mas com luzes e esculturas bem feitas. Boas soluções de acabamentos com muita gente nos carros. Fantasias com materiais simples, baratos. Algumas funcionaram outras não. Apostou em tons de cores diferentes. azuis e verdes bem diferentes. O samba não ajudou, apesar de o carro de som ter feito um ótimo trabalho. Fez um desfile para se manter na série A, sem chances de disputar as primeiras colocações.

Classificação antes da apuração, apenas com minhas impressões. Essa é a minha opinião.

1 Imperatriz Leopoldinense
2 Acadêmicos de Santa Cruz
3 Porto da Pedra
4 Unidos de Padre Miguel
5 Inocentes de Belford Roxo
Acadêmicos de Vigário Geral


Destaque para Vigário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário