segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Resumo do desfile de domingo

Surpreendente. Com todas as notícias sobre os problemas de falta de dinheiro para as escolas de samba, a expectativa para os desfile estava baixa. Mas a grande maioria das escolas de domingo surpreendeu. Algumas escolas conseguiram fazer um desfile que não deixou nada a desejar a anos anteriores. Mesmo as que apresentaram dificuldades, deram soluções muito criativas. Um domingo espetacular. Quatro desfiles sensacionais.

Destaques:

Portela, Viradouro, Grande Rio fizeram desfiles excelentes. Detalhes vão dividir a preferência entre essas 3 escolas. Desfiles com muito poucas falhas. Enredos bem contados, com ótimas alegorias, fantasias e sambas. Na minha opinião, a Portela foi melhor, com um desfile impecável. Viradouro teve problemas para contar o enredo e samba muito acelerado com letra difícil, mas os refrões funcionaram muito bem. Grande Rio com ótimos carros e fantasias, samba bom, mas teve um grande problema com o Abre-Alas na entrada da avenida. Um grande buraco se abriu antes do início da avenida, mas a escola ficou muito tempo parada esperando acoplar a segunda parte do carro que demorou para entrar, pois os destaques ainda estavam sendo posicionados. Isso pode atrapalhar as notas.

A Mangueira criou muita expectativa antes do carnaval com o enredo prometendo um Jesus diferente. A polêmica criada com o tema, gerou uma enorme expectativa. O desfile não teve o impacto esperado. Foi um ótimo desfile. A escola realmente trouxe Jesus de várias formas diferentes. Como se tivesse nascido hoje em dia, como negro, como mulher e misturou em outras partes do desfile com o Jesus tradicional, não abandonando nem negando a história de Cristo. Foi bem, mas acredito que a expectativa criada não correspondeu com o impacto na avenida.

Tuiuti e Estácio: Essas mostraram as dificuldades financeiras. Fantasias com materiais muito simples, carros com acabamento também muito simples. Foram bons desfiles, com ótimas soluções, enredos bons, mas ficou evidente a dificuldade.

A Ilha foi a tragédia da noite e muito provavelmente a maior deste carnaval. Logo no início do desfile, o segundo carro teve problemas bem no meio da avenida. O motor parou e a escola teve muita dificuldade para fazer o carro se movimentar. O pessoal da escola empurrou o carro, mas a harmonia não parou e a parte da frente continuou evoluindo, o que abriu um buraco de mais ou menos 100 metros. Quando a última ala estava quase na apoteose, finalmente parou para esperar o segundo carro, mas já era tarde. Todo o resto da Ilha passou sentindo os efeitos do problema e certamente terá muitos descontos em vários quesitos. Uma pena, pois os carros estavam lindos, fantasias com ótimas soluções, samba com letra simples, contando o enredo que era ótimo. Fazendo críticas, trazendo os problemas das favelas, das crianças, apresentando a educação como a solução, enfim, a cara da Ilha. Vários carros muito impactantes, inclusive o que teve problemas. Seria mais um desfile excelente da noite. Que tristeza.

Ilha simula um assalto em um ônibus

Carro mostrando os políticos cagando para o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário